domingo, 14 de outubro de 2012

Amenizando o sofrimento...

Engana-se quem pensa que o Presídio Central de Porto Alegre é o pior lugar do mundo. Ledo engano. Eu mesma, grande criticadora do sistema, da situação, etc., percebi hoje em uma breve reflexão, que as coisas não são bem assim.
Não sei se já expliquei, mas, as crianças têm um sábado por mês para fazer uma visita ao seu pai. E, os meses que apresentam datas comemorativas - Páscoa, Dia dos Pais, etc. -, a direção do PCPA libera uma visita extra dos pequenos. Louvável atitude, diga-se de passagem; afinal, só o sorriso do meu filho quando vê o papai, poderia expressar o poder que essa pequena atitude traz consigo.
Além da visita extra, o pessoal da administração, decora a entrada das visitas. No Natal, haviam guirlandas, pinhas, bolas de natal, enfeites; no Dia dos Pais, cartazes e gravatinhas feitas em papel colorido; no Dia das Crianças, cartazes mostrando os Direitos Básicos das Crianças e, figuras relativas à infância, por todos os lugares - Patati & Patatá, Ben 10, etc.; tudo muito lindo sempre, muito caprichado e, parece ser feito com amor.
Dia 13/10/2012, levei nosso pequeno, para a visita "extra"; pois, no dia anterior era comemorado o Dia das Crianças. Passamos um dia maravilhoso. Nosso filhotinho, com sete mesinhos, está aprendendo a mandar beijinhos e, a primeira coisa que fez ao chegar na Galeria E1, olhou para o papai e atirou-lhe uma beijoca estralada. Chegamos a chorar de felicidade.
Ficamos aquelas horinhas, aproveitando para falarmos à respeito dos planos para quando soltarem o grito de liberdade, chamando pelo nome dele; aproveitamos para nos abraçarmos e brincarmos com nosso filhotinho. Aproveitamos, esse é o termo, mais certo impossível!
Já na saída, quando o coração aperta, nos beijamos, agradecemos à Deus, pelo dia maravilhoso e, já combinamos a visita no próximo sábado. Balbuciei um tchau e segui pelo corredor. Nunca olho para trás, pois, parece-me que os passos ficam mais lentos e pesados quando enxergo os olhos marejados dele, despedindo-se.
Cheguei nos computadores, onde registram nossa entrada e saída, entreguei minha carteirinha e do filhote; quando estávamos na porta, indo embora, uma Sgt. da BM, estava em pé, atrás de uma mesinha decorada e com 3 caixas em cima. Uma com balas, a outra com pirulitos e uma terceira com pipoquinhas doce, se não me engano.
Nosso Arrozinho (apelido do nosso filho), está com sete meses, como disse anteriormente. Ainda não come esse tipo de doces, mas, ela fez questão de presenteá-lo. Foi de coração. E não é que o guri saiu "mordendo" o papelzinho do pirulito?!
Quando estava indo embora, já dentro do ônibus, o gordinho nanando com os pirulitinhos na mão, fiquei refletindo. Olhando pra ele, pra alegria que ele ficou com aquele pequeno gesto, pra tudo o que vivemos lá dentro.

Foto dos pirulitos que ganhamos *-*

Sempre saio com bons sentimentos, de renovação, de felicidade, de bondade, de esperança.

Seja lá quem quer que tenha tido essa idéia de, tentar amenizar nosso sofrimento, eu agradeço. Afinal, essa atitude, vale mais do que mil sentenças. Obrigada às soldadas e sargentas da BM que sempre tratam nosso filho com muito carinho. Desde o 4º dia de vida dele, quando foi conhecer o 'focinho' do papai.

Nenhum comentário: