quarta-feira, 11 de julho de 2012

É tempo de votar...

Foi dada a largada. Há cerca de uma semana, os candidatos a prefeitura e a vereança das cidades de todo o Brasil, já estão nas ruas fazendo campanha. No primeiro debate da cidade de Porto Alegre, os sete canditatos a ocupar o cargo de prefeito da capital gaúcha - Adão Villaverde (PT), Érico Correa (PSTU), Jocelin Azambuja (PSL), José Fortunati (PDT), Manuela D'Ávila (PC do B), Roberto Robaina (PSOL) e Wambert Di Lorenzo (PSDB), foram apresentar suas propostas e seus blablablás para os temas: saúde, educação, segurança, mobilidade urbana e, pasmem!, sistema prisional. Depois da inserção do tema, fiquei pensando: será que o sistema prisional está incomodando tanto assim, a ponto de 'os deuses do Olimpo' dignarem-se a debater a respeito???
Porquê? Se os presos estão esquecidos e a mercê (mais uma vez), da marginalidade; já que seus governos, não desenvolvem políticas de ressocialização, de reinserção de um 'ex-presidiário' à sociedade, quiçá ao mercado de trabalho. Não conseguem nem cumprir com as obrigações básicas do Estado, como pagar a remuneração devida, ao preso que desenvolve trabalhos dentro dos presídios, (ex.: limpeza das áreas comuns, etc),  direito do preso, dever do Estado, assegurado pelo art. 29 da LEP.
Podem dizer que estou escrevendo bobagens, que quem deve pagar essa remuneração é o governo estadual e, não o municipal; mas, veja bem: grandes partidos, representados por seus 'grandes' candidatos (deputados estaduais, federais, advogados, etc.), não fizeram nada a respeito em todos esses anos, porque farão agora?!
"Considerando que a segurança pública é responsabilidade de todos, o Sr.(a) doaria uma área da Capital para construção de um novo presídio, se assim fosse solicitado pelo Governo Estadual para desafogar o Presídio Central?" - esse era o teor da pergunta.
Quem respondeu (Erico Correa - PSTU), começa com um discurso razoável, o mesmo discurso que defendemos, dignidade, ressocialização, prioridade com a questão humana, etc. Depois, começam os ataques e, 'que deveriam ter celas reservadas para os corruptos, que são os grandes criminosos'. Não discordo de uma vírgula; mas, será que esse discursinho revolucionário, a lá Guevara, cola? Se o próprio Partido dos Trabalhadores que era a favor dessa posição política, largou de mão, porque, cá entre nós, não pega tão bem assim...
E a resposta aos argumentos de Erico Correa, veio de Jocelin Azambuja - PSL, (alguém conhece ele e o patido???); Jocelin fala do passado, fala da falta de educação, etc. Enfim, dois candidatos com boas falas, com 'boa vontade' como os outros (tive que rir agora!), mas, falando sério mesmo... Alguém aqui acha que eles é quem deveriam responder/comentar essa questão?!
E, que pergunta foi essa, meu Deus!!! Deveriam estar debatendo áreas para construir centros educacionais e/ou de atividades, para que os pais saíssem para trabalhar e os filhos não fossem aliciados pelos criminosos de fato. Deveriam estar falando, de maiores e melhores ofertas de emprego, para que os cidadãos não precisem se vender para a criminalidade.
EDUCAÇÃO - para que não percamos nossas crianças e, que elas não percam a infância;
SAÚDE - para que não percamos as estribeiras (por consequência, assassinem um médico);
CONSCIÊNCIA - na hora de votar, para que não percamos a nossa fé!

#Uma dica: chega de votar em palhaços, alegando "voto de protesto"; de 'Tiriricas' na política, já estamos cheios!

Nenhum comentário: