quarta-feira, 4 de julho de 2012

E a dignidade?!

Sempre quando o assunto é 'cadeia', ouvimos os moralistas de plantão falando: menos visitas, menos regalias, menos sacolas, menos celulares, menos drogas, menos tênis caro, menos colchão, menos comida. É tanta redução, que é de se pensar que os presos vivem num spa.
Quem, das pessoas que lêem o Blog, já entraram em um Presídio? Já puderam ver de perto a realidade; homens com os pés no chão, em pleno inverno gaúcho, usando somente uma camiseta, chinelos feitos de garrafas pet e muitas outras cenas chocantes.
Não são todos os presos que recebem visitas e, os que não recebem, são chamados de 'caídos'. São eles que limpam as áreas comuns das galerias, em troca de cigarros, um pacote de bolachas, uma camiseta, um cobertor. Logo que meu esposo foi preso, levei um cobertor de casal enorme, para ele. Na outra visita, reclamei, dizendo que o cobertor estava pela metade, que era sacanagem e tal. Quando olhei para o lado e vi uma senhora sentada num colchão com seu filho, cobertos com a metade que faltava no 'nosso' cobertor, senti vergonha, por ter sido mesquinha. Daquele dia em diante, sempre levei as coisas em maior quantidade (sempre dentro das quantidades estipuladas), se antes eu levava um sabonete por semana, passei a levar dois, para que ele pudesse dividir com os outros que tinham menos que nós.
Não posso dizer que passei necessidades, porque nossa situação financeira sempre foi estável, ele trabalhava e eu sempre tive ótimos empregos. Quando ele foi preso, eu era gerente de vendas em uma loja e, os meus patrões (antigos e os atuais), souberam desde o início que ele tinha sido preso e me deram todo o apoio possível. Mas, e se eu não tivesse uma estrutura para bancar essa 'segunda casa'? Sim, é praticamente uma segunda casa, pois temos que ter um orçamento todo especial para comprarmos os materiais e para o transporte dos dias de visita.
Já expliquei como funciona o esquema de sacolas, já expliquei como funciona a revista corporal dos visitantes, mas, não expliquei como são as coisas lá, como dormem, como é o banheiro, como é o pátio; enfim, são tantas coisas que precisam ser ditas. Vamos lá!
 Foto: Sidinei Brzuska

Esse é o pátio de uma galeria do Central, não consigo confirmar se é da galeria D, mas parece ser. Debaixo da marquise, ficam os presos que têm visitas. Os que não tem, ficam no meio do pátio, caminhando, jogando cartas, etc., faça chuva ou faça sol. É verdade, eles respeitam mais as pessoas quando estão presos. Aqueles que não recebem visita, seja naquele dia ou nunca, não se misturam, só se são solicitados. Eles, sequer, podem olhar para a área em que se encontram as visitas. Quando passamos por eles, eles têm que virar de costas ou abaixar a cabeça, se precisarem de alguma coisa, são obrigados a pedir licença e, outras regras que eles tem que cumprir.
Foto: Sidinei Brzuska

Chocante? Só posso dar um conselho, pois tenho experiência no que digo: se forem sentar com o seu familiar preso, debaixo da marquise, sente bem ao fundo. Pois, se alguém no 'segundo ou terceiro andar', decidir dar a descarga da privada (?!), você corre o risco de ser premiado com uma brisa refrescante com odor nada agradável, ou objeto voador não identificado. Como podem ver, a rede de esgoto, está em estado deplorável, mais um problema para anotarem no caderninho de reformas...
Depois dos momentos agradáveis com seus familiares, os presos voltam para suas celas, onde tranquilamente, podem dormir com mais 15 em suas celas luxo. Sim! Eles dormem de valete (expressão usada para explicar o modo como dormem), em seus maravilhosos vectras (expressão usada para designar os colchões), com travesseiros de pena de ganso. Ah!, e para quem não quer dividir seu vectra, existe a opção, cama aérea, para que o preso durma 'confortavelmente' e sem problemas de 'roedores indesejáveis' atrapalhando o sono e, é claro, sem problemas com umidade, muito frequentes no Condomínio Central.
Foto: Sidinei Brzuska - ao fundo, as famosas jegas (expressão usada para designar as camas), e mais acima, a cama tramada, na qual me referi anteriormente 'cama aérea'.

No mais, acho que conseguiram "apreciar" um pouco do que o Condomínio Central pode oferecer de melhor, que é ensinar o real sentido do ditado "a dor ensina a gemer". E, para fechar o post de hoje com chave de ouro, veremos a fotografia de um projeto de engenharia, arquitetado por eles mesmos, para que as infiltrações não caiam nas celas e, escoem para o pátio.

Foto: Sidinei Brzuska - e, como diriam algumas pessoas: "além de tudo, ainda têm que ser engenheiros!"

Depois das fotos, e dos fatos, gostaria que alguém me respondesse: Cadê a ressocialização? Porque, para mim, isso parece mais uma regressão. E, a pergunta que não quer calar: Cadê a dignidade?!
PRIVAR DA LIBERDADE SIM. DA DIGNIDADE, JAMAIS!

Um comentário:

Anônimo disse...

...o judiciário tem como trabalho em repensar de forma macro, as situações deploráveis como você mesmo citou... desse "condomínio central" em Condições subhumanas...!!! esses "resort´s de pena" como diria alguns "Direitistas", não vai recuperar a dignidade do subconsciente. Recuperar a dignidade num espaço que fica "de lado", e nunca de frente para os olhos da realidade...é phoda !! imaginar que os apenados..fazem do mínimo o mais...é a maior demonstração de criatividade que podemos ter. ALIÁS TEM QUE SER UM GAUDÍ - maior dos arquitetos do mundo - ...para dar tanta..criatividade para quem não dá acesso ao mínimo do DIREITO. Se o DIREITO cumpre o papel...O o ABSTRATO da REALIDADE...é o que você está dando a oportunidade..de muitos VEREM que nesse momento...os que TOMAM SEU CHIMARRÃO DA MELHOR ERVA POSSÍVEL...ou FAZEM mais um trato de MENSALÃO DA MELHOR FORMA IMPOSSÍVEL..é o quanto é nominal esse estado de sacanagem do que seria INTELIGÊNCIA E OPORTUNIDADE A NOVA DIGNIDADE. O que as imagens colocam aí..é a VERTENTE ITINERANTE das MENTES DE EXCLUSÃO que VIVEM EM OUTRAS JANELAS CORTADAS..seus condomínios COM LENTES E GRAMAS APARADAS..!POR EXEMPLO EM CABROBÓ...JÁ EM 1999, QUANDO TIVE A OPORTUNIDADE DE VISITAR LÁ..NO POLÍGONO DA MACONHA, NO ALTO SERTAO DE PERNAMBUCO...( ONDE RESIDE O CANGAÇO MODERNO )EM VEZ DOS PÉS NO CHÃO FRIO...OS MIOLOS QUEIMAM..E AQUECEM A LOUCURA..como termostato do INFERNO. ENTÃO...CÂMARA FRIGORÍFICA OU SAUNA QUENTE ? DIGNIDADE NUM PAÍS BÉLICO EMITE NOTA FISCAL DE GARANTIA DE DIGNIDADE COMO ATESTADO DE ÓBITO. Você com suas palavras..emana fé e RESTAURA A PLURALIDADE das IMAGENS ou SEJA..A DIGNIDADE AMPLIFICADA e deitada num sono tranquilo de se escrever essas linhas da história BRASILEIRA DISTANTE DE OLHOS TÃO FRIOS. ISSO É UMA INFORMAÇÃO SEM FILTRO. CONTINUE.